O Tesouro Direto é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com a Bolsa de Valores, com o objetivo de permitir a venda de papéis da dívida pública para pessoas físicas pela internet.
Tradicionalmente, a compra de títulos públicos era realizada de forma indireta, através dos fundos de investimento.
Com a criação dele, essa aquisição passou a ser feita de forma direta, isto é, você compra os títulos diretamente do Governo Federal, sem intermediários.
No Tesouro Direto, você estará basicamente emprestando dinheiro para o governo financiar seus projetos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, entre outras.
Em troca disso, o Governo se compromete a devolver o valor emprestado acrescido de juros após um determinado período de tempo.
Existem duas taxas que devem ser levadas em consideração na hora de investir.
A Taxa de Custódia e a Taxa de negociação. Ambas podem variar de acordo com a corretora utilizada para o investimento.
Investir nele é uma forma segura de fazer o seu dinheiro render. Mas nem por isso está isento de riscos.
Por isso, respeitar algumas regras básicas é fundamental para minimizar as chances de ter prejuízos.
Colocar todos os ovos na mesma cesta nunca é uma boa ideia quando o assunto é investimento.
Por isso, é recomendado diversificar sua carteira de investimentos. Isso significa investir em diferentes tipos de títulos do Tesouro Direto.
Saber o seu perfil de investidor é fundamental para entender quais tipos de investimento são mais adequados para você.
Se você tem uma personalidade mais conservadora, talvez prefira investimentos de menor risco, como os títulos pré-fixados.
Já se você pode se dar ao luxo de correr mais riscos, pode considerar títulos indexados à inflação ou à taxa Selic.
Outro ponto importante a se observar são os prazos de vencimento dos títulos. Alguns títulos do Tesouro Direto têm prazos de vencimento mais longos, que podem chegar a 30 anos.
Investir em um título com prazo de vencimento muito longo pode não ser uma boa ideia se você pode precisar do dinheiro antes disso.
Antes de investir, é importante comparar as taxas de rendimento dos diferentes títulos. Lembre-se que títulos com taxa de rendimento maior geralmente têm um risco associado maior.
Lembre-se também de utilizar aplicativos confiáveis que ofereçam informações atualizadas sobre as taxas e prazos de vencimento dos títulos do Tesouro Direto.
Ele é um programa de investimentos que foi criado pelo Governo Federal em parceria com a BM&FBovespa, que permite a compra de títulos públicos pela internet.
Entre os seus benefícios mais consideráveis estão a segurança, a rentabilidade e a facilidade de negociação.
Contudo, também existem riscos associados a este método de investimento.
A Banco Central do Brasil e a Tesouro Direto oficial são recursos úteis para você entender ainda mais sobre como funciona este modo de investimento.
Abaixo, você encontra alguns aplicativos e sites onde você pode encontrar essas informações: